Obrigado Mãe!




MÃE!


Obrigado por tudo que fez por mim. por sempre me proteger em seus braços e me abrigar em seu coração...

Obrigado por brincar de casinha comigo, sentar-se no chão e comer as "comidinhas" que eu "fazia"; me ensinar a jogar palitos, a jogar damas e também fazer de conta que eu ganhei a partida.
Obrigado pela boneca 'Gracinha' e fazer de conta que ela era sua neta. Obrigado por guardar no bolso de seu avental sempre um docinho e quando chegava em casa eu e o Nanã sempre dividíamos as vezes usando até a régua para medir exatamente na metade.
Obrigado por me contar as histórias: A Galinha Pintada, A Formiguinha e a neve, Os três carneirinhos, O Cabra Cabrez, João e Maria, entre outras.
Obrigado por me conduzir aos ensinamentos da Palavra de Deus, cantar hinos e ler a Palavra conosco e ensinar o caminho da igreja.
Obrigado por, sempre que podia, me levar no seu trabalho, no mercado, na igreja, na casa dos parentes e também pra... Cândido Rodrigues..., - passeios de trem inesquecíveis que ocorriam sempre que possível.
Ahh! Candido Rodrigues! Tem cheiro de infância.
Lá minha infância criou formas e cores, foi irrigada de fantasias que também criaram memória eterna em comum com as primas e primos. Lembranças que os tios escreveram com a caneta carinho; dias inesquecíveis! Experiências de sustos, medos da capela, do saci, do menino com o pé virado pra trás, da vaca, do touro bravo, e também...saudade do caldo de cana, das deliciosas mangas, os pães assados no forno de barro, a comida deliciosa... Mas..., que muitas vezes, eu derrubava no chão, e as galinhas que estavam sempre por perto comiam por mim. Cândido também foi lugar das alegrias e das inúmeras brincadeiras nas grandes árvores, as brincadeiras com as cordas que pegávamos  do paiol e que eram usadas nos arreios dos cavalos, as buscas por frutas nos pomares vizinhos, no sabor das pequenas aves caçadas pelos primos...
Araraquara...
Nossa casa!
A simplicidade de nossa casa com uma comidinha sempre quentinha que eu rejeitava muitas vezes por falta de apetite, mas que, na medida do possível ,sempre tinha uma segunda opção: doces, leite, sopinha de pão com leite, pão com manteiga e açúcar, gemada...hummmm. Também adorava as vitaminas que você fazia com a esperança de termos mais apetite como a caracú ou o biotônico com ovo de pato e leite condensado e eu: sempre roubava um cálice a mais porque era docinho.
As deliciosas cocadas que até hoje procuro nas docerias e não encontro iguais, mas que eu as vendia todas, assim que saia de casa com a cesta cheia e um pano muito branco por cima delas, e ,o 'lucro' sempre era revertido em algo mais saboroso ainda.
Eu e meu irmão sempre brincávamos juntos,pois você proporcionava amor para o nosso relacionamento.
Mas também tem a parte dura que preciso agradecer, aquele olhar que me conduzia a mudar imediatamente minhas atitudes, a mão pra traz que escondia um belo cordão pra sapecar as pernas de quem ainda estava na rua brincando após o combinado e após ter sido chamado várias vezes, também por ter sumido das vistas por muito tempo, ter brigado,é melhor não lembrar muito os etc...
Valores que tínhamos que seguir e que formaram nosso caráter como pessoa.
Quanto amor!
Amor pra reprovar!
Amor pra corrigir!
Amor pra brincar junto!
Amor pra ensinar...
E como aprendi! Aprendi a trabalhar e dar duro sem esperar muito lucro, nem almejar muito dinheiro, mas nunca desistir, mesmo depois da canseira  arrumar forças pra servir a quem precisasse.
Em casa, qualquer pessoa podia chegar a qualquer hora que a senhora sempre tinha almoço e jantar quentinho e se precisasse era  só esperar pra dar tempo do feijão cozinhar.
Nossa casa tornou-se abrigo e moradia pra muita gente. De tempos em tempos havia alguém pra ser cuidado, alimentado, orientado, depois que arrumassem emprego e estudo então saiam e davam lugar para outros que estavam migrando de Cândido Rodrigues. Sempre tinha gente trabalhando e dando trabalho. Fazendo comida e se alimentando, lavando e sujando...
Assim o tempo passou e quando você percebeu sua caçula estava se casando e te causando o maior momento de solidão que te vi passar.
Mas!!!  Logo a solidão deu lugar para alegria! Alegria de receber dois lindos netos que foram sua alegria em especial. Além dos outros netos amados e do amor que você nunca deixou de ter pra cada um deles. Mas pra mim você é referencial de amor, vida, coragem, força, mas acima de tudo de MÂE.
Sua filha Susy, a caçula. a  minha eterna gratidão!
... mesmo que hoje você não possa ver as vitórias que alcancei, mas no fundo acho que sabe de tudo e que seus netos estão criados, o Thi já está casado e tem uma esposa maravilhosa. é um homem com uma fé inabalável, mas acima de tudo aquilo  que ele se tornou como pessoa no trabalho, na fé, na amizade, e como filho, o meu maior prazer é saber que  ele sabe amar e que isso ele nunca vai deixar de aprender e se tornar a cada dia. a sua esposa a Jake é uma linda mulher, companheira, guerreira, uma excelente mãe e ama muito o Thi.  A Tha é uma linda mulher, e continua fazendo dengo, mas é uma mulher que aprendeu a lutar, buscar o que quer, as vezes se sente cansada, mas nunca desiste! Família é a palavra chave pra eles, mesmo diante de tantas dificuldades o amor é o que prevalece pra sempre e que a cada dia estamos aprendendo a: AGRADECER! OBRIGADO!
Ah! O meu casamento deu muito certo por muito tempo, amei de verdade, mas... depois começou a ficar desgastado no relacionamento e muitas coisas aconteceram para me deixar triste demais e desistir, mas fico feliz que a tempestade passou. Hoje ele continua sendo um pai presente e é uma pessoa que respeito muito pela  força, coragem que faz dele um homem batalhador e que não esqueceu do amor e de amar aqueles que estão a sua volta, embora, ainda, muitas vezes joga tudo pro alto e machuca as pessoas a quem ele ama.
E também...
E eu? continuo amando e sendo amada!!
ABAIXO UMA LEMBRANÇA SUA ESCRITA DE PRÓPRIO PUNHO E MOSTRA QUE VOCÊ ESTUDOU POUCO MAS DEU UMA LIÇÃO DE 72 ANOS DE VIDA QUE NINGUÉM APRENDERÁ JAMAIS SENTADO EM UMA CARTEIRA DE SALA DE AULA, MAS QUE EU A ROSINHA, O NANÃ, E O DANIEL TIVEMOS O GRANDE PRIVILÉGIO DE                              SERMOS CRIADOS PELO SEU AMOR.OBRIGADO!


Que alegria! no dia 06/06/2012 nasceu a Laurinha, filha do Thi. É linda, saudável e parece muito com você. Tem o seu olhar, o rosto redondo como o seu e sei que possui geneticamente esse amor que você deixou.

E dia 26/11/2015 nasceu a Amanda




A Rosinha tem outros netos além do Rafael, que é a Raquel, irmãzinha do Rafa. A Júlia e a Alice são  filhas do Lu e também o Samuel e o Timóteo, filhos da Suzana. E o Nanã também já é avô da Sofhia e da Liz, filha do Fernando e da Alice, filha da Marcela. .
Seu legado continua: Com o AMOR A DEUS sobre todas as coisas.


Nossa versão 2019


Hudson, aquele que Deus preparou para  me amar, meu marido, companheiro e meu amor.